Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Confiança da indústria avança em agosto e atinge maior nível desde setembro

O ICI ( Índice de Confiança da Indústria) da Fundação Getulio Vargas, divulgado nesta segunda-feira (31), registrou a sua oitava alta consecutiva em agosto, atingindo o maior nível desde setembro do ano passado.

No mês em questão, o índice ajustado sazonalmente registrou um avanço de 6,2% passando de 99,5 pontos para 105,7 pontos. Vale lembrar que, em setembro de 2008, o índice havia atingido a marca de 115 pontos, considerando-se dados com ajuste sazonal.

De acordo com a FGV, o ICI ultrapassa pela primeira vez em 2009 o nível dos 100 pontos, que determina a linha de corte entre satisfação/otimismo e insatisfação/pessimismo na pesquisa.

"Os resultado sugere a efetiva consolidação da recuperação industrial no País, embora o índice de agosto de 2009 ainda se encontre em patamar 11,2% inferior ao de agosto do ano passado, período anterior à crise", lembrou a FGV.

Perspectivas melhores
De julho para agosto, o ISA (Índice da Situação Atual) subiu 6,2% para 107,4 pontos, indicando satisfação com a situação presente da atividade industrial. O IE (Índice de Expectativas) também registrou alta de 6,2%, passando de 97,9 pontos para 104 pontos, informou a fundação.

A fatia das empresas que avaliam o nível de demanda como forte avançou 8,1 pontos percentuais, passando de 15,3% para 23,4%. A parcela que o consideram como fraco reduziu-se de 19,6% para 17,8%.

Fonte:Infomoney

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.