Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Empresários esperam alta nas vendas de linha branca se IPI reduzido continuar

Metade dos empresários brasileiros espera que o consumidor compre mais produtos de linha branca, caso a desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para estas mercadorias seja prorrogada.

A informação consta de uma pesquisa da Fecomercio- SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) realizada com 300 empresas paulistas para antecipar a percepção dos empresários com relação à temperatura da economia para os próximos meses, com ênfase nas perspectivas para o primeiro Natal pós-crise.

Por outro lado, a outra metade dos empresários, exatos 50%, acredita que as vendas de produtos da linha branca devem se manter nos mesmos patamares, mesmo que o benefício do IPI reduzido seja prorrogado.

Prorrogação do IPI
Na manhã desta segunda-feira (26), empresários do setor varejista reuniram-se com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a fim de discutir a prorrogação até dezembro da desoneração do IPI incidente sobre os produtos de linha branca.

A medida, que reduziu a alíquota incidente nas máquinas de lavar de até 20 quilos de 20% para 10%, nas geladeiras de 15% para 5%, nos fogões de 5% para 0%, e nos tanquinhos de 10% para 0% está prevista para terminar no próximo sábado (31).

Os representantes do varejo alegam que a não prorrogação do benefício pode prejudicar as vendas para o próximo Natal, além da contratação de trabalhadores temporários. O governo, contudo, pede para que indústria e comércio se comprometam a aumentar o número de empregos e as facilidades para o consumidor, mesmo não garantindo o aumento no prazo de vigor da medida.

Fonte: Infomoney

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.