Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Preço de máquina de lavar cai 7,6% com redução de IPI, diz FGV

Todos os itens da linha branca que tiveram redução na alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) concedida pelo governo federal desde abril registraram queda no preço, de acordo com pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgada nesta sexta-feira.

As máquinas de lavar roupas tiveram uma diminuição de 7,64% entre abril e outubro, a maior verificada nessa linha de produtos. Já o preço de refrigeradores e freezer caiu 6,45% e o de fogões, 2,77%. A variação acumulada do IPC-10 (Índice de Preços ao Consumidor) nesse período foi de 2,18%.

Para André Braz, economista da FGV responsável pelo levantamento, o crescimento do crédito e da massa salarial pode amortecer o potencial de ampliar a redução no valor desses eletrodomésticos.

O governo federal prorrogou a redução de IPI, que acabaria neste sábado (31), até o final de janeiro, mas escalonou o corte na alíquota de acordo com a eficiência energética dos eletrodomésticos medida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Em contrapartida, os varejistas vão contratar funcionários temporários num total de 10% a 15% de seus quadros, segundo a presidente do IDV (Instituto de Desenvolvimento do Varejo), Luiza Helena Trajano.

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.