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Volvo adota 2º turno na fábrica de Curitiba

A Volvo do Brasil vai adotar o segundo turno na linha de caminhões da fábrica de Curitiba. O aquecimento do mercado e a decisão do governo de prorrogar o benefício de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até junho do próximo ano anteciparam a decisão, segundo o gerente de vendas da linha F, Bernardo Fedalto Júnior. “A nossa perspectiva é muito positiva para o próximo ano. Acreditamos que a demanda deve continuar aquecida mesmo após o primeiro trimestre. E a decisão de manter o atual patamar de IPI para caminhões até o fim do primeiro semestre contribui para que as vendas se mantenham”, diz.

O segundo turno deve envolver a contratação de 250 pessoas a partir de janeiro. O anúncio ocorre exatamente um ano depois de a Volvo demitir 430 empregados da fábrica. Na época, a empresa foi a primeira montadora a reduzir quadros em função da crise. Foram demitidos 250 temporários e 180 efetivos.

Com o novo horário de trabalho, a produção passará, gradativamente, de 55 para 70 caminhões por dia. O novo turno funcionará das 17 horas à 1h30. O primeiro turno funciona das 8 horas às 17 horas.

Os novos funcionários serão treinados em janeiro e devem começar a atuar na linha de produção no início de fevereiro. Essa é a terceira vez que a Volvo institui o segundo turno na linha de caminhões desde que iniciou a produção desses veículos no país, em 1980.

A fábrica de cabines já opera em dois turnos e a de ônibus em um turno único.

Benefícios

Há uma semana, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a prorrogação, até junho de 2010, da alíquota zero do IPI para caminhões. Além desse benefício, o setor conta ainda com a redução dos juros e a ampliação de prazos para a compra, que são válidos até 31 de dezembro. Os juros foram reduzidos de 13,25% para 4,5% ao ano e o prazo de financiamento foi ampliado de 84 meses para 96 meses. A previsão do governo é que a medida provoque um aumento de vendas de até 20 mil unidades até o fim do ano.

“As vendas estão fortes. Vamos fechar com um número menor do que no ano passado, que foi excepcional, mas ainda assim eles são muito bons. O mercado está se recuperando”, diz Fedalto. De acordo com dados da Associação Nacional de Fabri cantes de Veículos Automotores (Anfavea), as vendas de caminhões no atacado somaram 91, 9 mil unidades de janeiro a outubro de 2009, 17,7% menores do que no mesmo período do ano passado. Desse total, a Volvo comercializou 6,6 mil, com recuo de 24,4% na mesma base de comparação.

Fonte: Gazeta Online

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