Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Automóveis impulsionam produção da indústria brasileira

A produção industrial brasileira cresceu em outubro na comparação com o mês anterior, mostrando uma melhora generalizada entre os setores, destacando-se a atividade de automóveis e bom desempenho de bens de capital. Em mais um sinal positivo, o dado de setembro foi significativamente revisto para cima.

A produção da indústria brasileira cresceu 2,2 por cento em outubro sobre setembro e declinou 3,2 por cento ante igual mês de 2008, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira. A taxa anual está em queda há 12 meses, mas em outubro teve o menor recuo desse período de um ano.

Analistas consultados pela Reuters previam uma alta mensal de 2,1 por cento e uma queda anual de 3,7 por cento.

"Com o avanço de 2,2 por cento observado no total da indústria entre setembro e outubro, o patamar de produção do setor ficou 5,7 por cento abaixo do nível recorde atingido em setembro de 2008. Esse aumento no ritmo de atividade em outubro foi disseminado entre os setores industriais, atingindo 21 dos 27 ramos pesquisados", afirmou o IBGE em comunicado.

Os destaques de alta entre esses setores foram Veículos automotores (11,2 por cento), Alimentos (3 por cento), Bebidas (4 por cento) e Metalurgia básica (2,6 por cento).

Entre as categorias de uso, mês a mês as maiores taxas de crescimento foram de bens de capital e de bens de consumo duráveis, ambos com 5,9 por cento, seguidos por bens de consumo semi e não duráveis, com 1,3 por cento, e bens intermediários, com 1,2 por cento.

"Vale destacar o comportamento de bens de capital, que há dois meses avança em ritmo superior ao incremento médio de 2,8 por cento observado de abril a outubro", disse o IBGE.

Na comparação com outubro de 2008, 18 dos 27 setores tiveram declínio da produção, sendo os destaques negativos Máquinas e equipamentos (-13,7 por cento) e Metalurgia básica (-10,3 por cento.

Nas categorias de uso, bens de consumo duráveis registrou a única alta, de 2,8 por cento ano a ano, interrompendo doze meses de queda. A atividade de bens de capital teve a maior queda, de 16,8 por cento, seguida por bens de consumo semi e não duráveis, com recuo de 0,7 por cento, e por bens intermediário, com baixa de 2,5 por cento.

"Cabe ressaltar que a diferença de dois dias úteis a menos em outubro de 2009 tem impacto sobre a categoria de bens de consumo", afirmou o IBGE.

MÉDIA MÓVEL

O indicador de média móvel trimestral subiu 1,8 por cento em outubro sobre setembro, mesma taxa apurada no mês anterior.

"O desempenho positivo da atividade industrial em outubro confirmou a trajetória ascendente do índice de média móvel trimestral observada nos últimos oito meses", segundo o instituto.

No acumulado do ano, a atividade industrial registra queda de 10,7 por cento e nos últimos 12 meses tem recuo de 10,6 por cento.

O IBGE revisou para cima o dado de atividade em setembro, de uma alta inicialmente divulgada de 0,8 por cento sobre agosto para expansão de 1,8 por cento.

Fonte: Gazeta Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.