Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Montadoras estimam produzir 3,4 milhões de veículos em 2010

A indústria automobilística estima produzir 3,39 milhões de veículos em 2010, segundo previsão da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgada nesta sexta-feira. Se o número se concretizar, vai representar um acréscimo de 5,4% sobre a quantidade fabricada neste ano, que deve fechar em 3,22 milhões de veículos, número que engloba automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões.

As exportações devem fechar o próximo ano em 530 mil unidades, com aumento de 12,8% ante 2009. Já as vendas internas devem chegar a 3,40 milhões de veículos, com crescimento de 9,3% no comparativo com os licenciamentos neste ano --3,11 milhões (10,3% sobre 2008), o que seria o quarto recorde seguido do setor.

Para este ano, a previsão oficial da Anfavea passou de redução de 5,2% para estabilidade na produção ante 2008, mas o presidente da entidade, Jackson Schneider, avalia que a quantidade fabricada pode superar a do ano passado e bater novo recorde.

"Temos uma boa chance de fazer mais do que isso. Este pode se tornar o melhor ano de produção da história também", disse, lembrando que os licenciamentos já superaram a marca anterior com o fechamento até novembro, com as condições de crédito favoráveis e a recuperação do mercado de trabalho . A estimativa de queda das exportações passou de 40% para 36% e o aumento nas vendas, estimado em 6,4% anteriormente, subiu para 10,3%.

O desempenho do setor será afetado, pelo menos até março, pela redução da alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros flex. Para os demais, o tributo volta ao patamar original em janeiro.

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.