Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Consumidor brasileiro é o mais confiante, diz pesquisa

Uma pesquisa da Nielsen realizada em cinco países do continente americano - Brasil, México, Argentina, Estados Unidos e Canadá - revelou que o brasileiro é o mais confiante.

No último trimestre de 2009, o índice que mede a confiança do brasileiro ficou em 110, acima do registrado no México (83), na Argentina (89), nos Estados Unidos (82) e no Canadá (98). A média na América Latina foi de 98 e na América do Norte, 84.

Dentre esses países, apenas nos Estados Unidos houve queda no índice de confiança do consumidor, que era de 84 no terceiro trimestre do ano passado. Nesse período, o índice no Brasil ficou em 108.

Questionados sobre como iriam gastar o dinheiro excedente, no último trimestre de 2009, 39% dos brasileiros disseram que usariam o montante em viagens, sendo os mais propensos a gastar com férias. Na Argentina, esse percentual foi de 37%, no México, de 24%, nos Estados Unidos, de 20%, e no Canadá, de 25%.

Outros 37% dos brasileiros usariam o dinheiro para pagamento de dívidas, empréstimos e gastos com cartão de crédito. Já 43% poderiam gastar com novos produtos tecnológicos, e 40% em decoração e reforma da casa. Por sua vez, 11% relataram que não têm dinheiro sobrando.

Na América Latina, a pesquisa contou com 1.502 entrevistados. Já na América do Norte, o total de respondentes foi de 1.001.

Fonte: Valor Econômico

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.