Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Horas trabalhadas e emprego crescem na indústria

As horas trabalhadas na produção da indústria nacional tiveram alta de 2,6% em novembro de 2009 no confronto com o mês anterior, pelo critério dessazonalizado, e caíram 1,9% sem ajuste sazonal, informou hoje (21) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Perante novembro de 2008, porém, foi observada queda de 3,6% nas horas trabalhadas na produção. No acumulado janeiro-novembro de 2008, o recuo desse indicador, que se relaciona com a produção industrial, equivaleu a 8,5%.

A CNI aponta a disseminação de melhora na produção industrial por vários setores, destacando-se máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com alta de 4,3% nas horas trabalhadas em novembro, na comparação dessazonalizada com outubro.

Por sua vez, o nível de emprego na indústria de transformação subiu 0,8% de outubro para novembro, no indicador com ajuste. Considerando as informações sem ajuste, houve alta de 0,3%. A entidade afirma que a maior atividade industrial beneficiou o mercado de trabalho, onde o nível de emprego acumulou quatro meses seguidos de expansão.

Ante novembro de 2008, porém, o nível de emprego diminuiu 2,7%. Nos 11 primeiros meses do ano passado, a queda do indicador equivaleu a 3,4%.

Já a massa salarial real da indústria de transformação subiu 8,7% em novembro ante o mês antecedente. Com relação ao mesmo mês de 2008, a entidade apurou elevação de 1,5%. No acumulado de janeiro-novembro de 2009, contudo, houve queda de 1,7%.

Fonte: Valor Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.