Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Proposta amplia possibilidade de recurso em processos trabalhistas

A possibilidade de utilização do agravo de instrumento (recurso contra decisões judiciais no curso do processo, antes de proferida a sentença) em processos na Justiça do Trabalho pode possibilitar o direito de defesa do trabalhador em situações emergenciais, caso a Câmara dos Deputados aprove uma proposta (PL 6252/09) nesse sentido, apresentada pelo deputado Francisco Rossi (PMDB-SP).

Segundo o projeto, o agravo de instrumento poderá ser utilizado contra atos praticados pelo juiz, que possam causar lesão grave e de difícil reparação ao requerente. É o caso, por exemplo, do trabalhador que reivindica a manutenção de um convênio médico antes de terminado o processo trabalhista. O juiz pode informar que vai decidir sobre o pedido somente após audiência ou na sentença, o que muitas vezes pode levar mais de um ano.
 
Nesse caso, atualmente, o trabalhador não pode recorrer da decisão e teria que aguardar a sentença, sem acesso ao convênio médico. Se o projeto for aprovado, o agravo de instrumento servirá para evitar esse tipo de restrição ao direito de defesa.

Tramitação - Em caráter conclusivo, o projeto será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição, Justiça e Cidadania.

Fonte: Agência Sindical

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.