Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Mantega afirma que BC só elevará juro se houver risco de descumprimento da meta

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, elogiou a atuação do Banco Central na gestão da política monetária. Ele destacou que o Banco Central é a autoridade que responde pela gestão da Selic no País e ressaltou que a instituição oficial apenas aumentará juros "se houver risco de descumprimento da meta".
 
O ministro salientou que o Banco Central, até agora, não fez nenhuma manifestação de que vá aumentar os juros no curto prazo. Embora ele tenha destacado que, se o BC observar em suas análises técnicas que é necessário um aumento da Selic, isso será feito sem problemas. O ministro afirmou que o presidente do BC, Henrique Meirelles, fez um comentário correto e adequado na última sexta-feira, segundo o qual a autoridade monetária não vai ser influenciada pelo calendário cívico, ou seja, pelo evento das eleições, para tomar decisões relativas à política monetária.
 
Mantega apontou que há especialistas de mercado que expressam uma grande preocupação com a inflação no curto prazo e apontam que o Banco Central pode aumentar a Selic no dia 28 de abril ou em duas semanas (17 de março), quando ocorrerá o próximo encontro do Copom.
 
O ministro, entretanto, citou que, se por exemplo a economia começar a crescer a uma velocidade muito alta, de 6,5% a 7%, e isso estiver causando elevação forte da inflação, o Copom agirá com a sua independência técnica.
 
"Não haverá pressão de demanda por esse lado (sobre a indústria), não há ameaça iminente de alta dos juros", declarou. Mantega destacou que não está dizendo que o BC vá aumentar ou baixar juros pois esta é uma faculdade do BC. "Na semana passada, o Banco Central aumentou o compulsório, uma medida para reduzir a liquidez da economia" (em R$ 71 bilhões até abril). Ele ressaltou que essa foi uma medida que atua em consonância com as ações de política monetária e, com bom humor, afirmou: "torço para que não tome (outra medida)".

Fonte: Estadão

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.