Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Copom define hoje taxa básica de juros

Brasília - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decide hoje (16) a taxa básica de juros, a Selic. A decisão será divulgada depois do fechamento de mercado financeiro. Atualmente, a Selic está em 8,75% ao ano.

Apesar de analistas do mercado financeiro esperarem por elevação da Selic somente em abril, há especialistas que aguardam um ajuste já nesta reunião.

A Selic é usada em operações entre bancos, remunera títulos públicos e serve de referência para as taxas cobradas nos empréstimos ofertados pelas instituições financeiras. Quando a Selic sobe, há uma tendência de alta das taxas de juros para empresas e pessoas físicas. “A elevação da Selic ocorre para frear o consumo. Quando a taxa sobe, fica mais caro financiar as compras. Aí diminui o consumo e a pressão inflacionária é menor”, explica  o presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), Pedro Afonso Gomes.

As reuniões ordinárias do Copom, formado pelo presidente do BC e diretores, dividem-se em dois dias. A primeira sessão ocorre sempre às terças-feiras e a segunda às quartas-feiras. São oito reuniões por ano.

No primeiro dia de reunião, chefes de departamento também participam para apresentar análise de conjuntura, o que inclui inflação, nível de atividade, finanças públicas, balanço de pagamentos, economia internacional, mercado de câmbio, reservas internacionais, operações de mercado aberto, entre outros assuntos.

No segundo dia, participam apenas os integrantes do Copom e o chefe do Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep), sem direito a voto.

Fonte: Agência Brasil

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.