Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Cresce o otimismo com comportamento da economia nacional em 2010

O resultado sugere que o mercado interno continua aquecido, conforme ressaltou a FGV. Foi a décima quarta alta consecutiva e o segundo melhor índice da série histórica iniciada em 1995, ligeiramente atrás do que foi verificado em novembro de 2007 (116,9 pontos).

Em março, o ISA (Índice da Situação Atual) avançou 3,4%, para 117,3 pontos, o maior desde julho de 2008. Já o IE (Índice de Expectativas) recuou 2,2%, para 115,7 pontos. Dos quesitos que compõem o índice de confiança relacionados ao presente, um dos destaques é a avaliação da demanda.

A proporção de empresas que consideram o nível atual como forte cresceu de 21,8% em fevereiro para 23,9% em março, enquanto a parcela das que o avaliam como fraco diminuiu de 9,5% para 6,3%.

Baixa ociosidade

Sobre a evolução do ambiente dos negócios nos próximos seis meses, o indicador, mesmo tendo recuado em relação ao mês anterior, é o segundo maior da série. Das 1.165 empresas consultadas, 65,3% esperam melhora da situação no período que vai de março a agosto e apenas 1,6%, piora.

O nível de utilização da capacidade instalada alcançou 84,3% em março, o maior desde outubro de 2008 (85,1%). Na análise por categorias, os indicadores em bens de consumo e em bens intermediários apresentaram avanços, enquanto o setor de bens de capital mostrou estabilidade após sete meses em alta.

O perigo para um maior crescimento da economia reside na propensão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) de aumentar a taxa básica de juros (Selic) na reunião que deverá ser realizar dia 27 de abril.

Fonte: O vermelho

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.