Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Gritos de “40 horas, já!” sacodem a Paulista

Mais de dois mil trabalhadores, de diversas categorias profissionais de todo o Estado, participaram de manifestação hoje (13) de manhã em frente à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Objetivo: pressionar a entidade patronal a responder a pauta reivindicando jornada de 40 horas, protocolada dia 12 de março.

O ato, que teve apoio das Centrais Sindicais, faz parte de uma ampla ofensiva do sindicalismo em busca da redução da jornada de 44 para 40 horas. Na manifestação, além das palavras de ordem dirigidas à Fiesp, o movimento sindical também criticou os deputados, que resistem em colocar a PEC das 40 horas em votação na Câmara Federal.

Acampamento - Os manifestantes montaram barracas na calçada em frente à Fiesp e vão permanecer no local por tempo indeterminado. O acampamento é mais uma forma de pressionar o setor patronal.

 Paulinho - O presidente da Força Sindical e deputado federal pelo PDT paulista, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), disse que o empresariado tem duas palavras. “Lá na Câmara, os patrões falam para os deputados que a matéria não precisa ser votada porque eles vão negociar com a gente as 40 horas. Mas nossa pauta chega na Fiesp, fica 30 dias esperando e não recebe uma única resposta”. Para Paulinho, os empresários não querem negociar: “Eles querem é enrolar”.

Nacional - Antonio de Souza Ramalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, propôs um dia nacional de luta pelas 40 horas. “Se a gente parar o Brasil, aí os patrões sentam pra negociar com o movimento sindical”.

A Proposta de Emenda à Constituição que institui as 40 horas tramita no Congresso desde 1995. A PEC prevê também aumento no valor da hora extra de trabalho dos atuais 50% para 75%.

Fonte: Agência Sindical

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.