Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Centrais fazem ato em Brasília contra acidentes de trabalho

As seis Centrais Sindicais brasileiras (CUT Força Sindical, CTB, UGT, Nova Central e CGTB) realizarão em Brasília,
na próxima quarta-feira, 28 de abril – Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, um ato público com o objetivo de denunciar a irresponsabilidade
do setor patronal na prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Além do ato, as Centrais entregarão ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, um conjunto de propostas para alterações na Lei 8.213/91.

Os sindicalistas também vão cobrar das autoridades públicas, na esfera municipal, estadual e federal, ações efetivas de proteção a saúde do trabalhador e apoio às lutas dos trabalhistas pelo fortalecimento das organizações que zelam pela melhoria da saúde e condições de trabalho – como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Sistema Único de Representação (SUR) e Comissão de Fábrica entre outras.

O ato será no Plenário II, setor de comissões permanentes da Câmara dos Deputados, às 17 horas, com o tema “A legislação a serviço da saúde do trabalhador”. As entidades vão cobrar medidas contra o descaso com as medidas preventivas pois, só em 2008, foram registrados 747 mil acidentes de trabalho no Brasil, com 2.757 mortes e 12.071 casos de incapacidade permanentemente.

História - A celebração da memória das vítimas de acidentes de trabalho no dia 28 de abril surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento sindical, espalhando-se pelo mundo através de Sindicatos, Federações, Confederações locais e internacionais. Em maio de 2005, foi adotada no Brasil como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121.

O dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho.

Fonte:Agência Sindical

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.