Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Paulo Paim pede inversão de pauta para votar MP dos aposentados primeiro

Sob o argumento de que não há acordo entre os líderes partidários, o 3º secretário do Senado, senador Mão Santa (PSC/PI), transferiu para a próxima sessão deliberativa as matérias que constavam da ordem do dia desta quarta-feira (12).

Antes de começar o exame de quatro medidas provisórias (MPs) que trancam a ordem do dia, a Mesa terá de submeter ao plenário um requerimento do senador Paulo Paim (PT/RS) que solicita inversão de pauta e preferência para exame do reajuste das aposentadorias.

O Projeto de Lei de Conversão (PLV) 2/10, resultante das modificações feitas pela Câmara dos Deputados na Medida Provisória (MP) 475/09, fixa em 7,72% o reajuste dos benefícios da Previdência Social com valores superiores a um salário mínimo, retroativamente a 1º de janeiro de 2010.

O projeto também extingue o fator previdenciário a partir de 1º de janeiro de 2011. Lido no Plenário, na terça-feira (11) à noite, esse projeto ficou em quarto lugar na pauta do Senado.

Fila
Estão na frente do reajuste das aposentadorias duas MPs - 477/09 e 480/10, que abrem créditos extraordinários - e o PLV 3/10, oriundo da MP 474/09, que fixa o salário mínimo em R$ 510 a partir de 1º de janeiro de 2010.

Depois do PLV 2/10, vêm os quatro projetos de lei que definem o marco regulatório para exploração do petróleo da camada pré-sal e que tramitam em regime de urgência - PLC 309/09, PLC 7/10, PLC 8/10 e PLC 16/10.

Ao apresentar o requerimento para inversão de pauta, nesta quarta-feira, Paulo Paim afirmou que a proposição conta com o apoio de vários líderes partidários, mas alguns preferem votar as quatro MPs na sessão deliberativa da próxima terça-feira (18).

O que preocupa o senador é que a MP dos aposentados - assim como as demais MPs que se encontram na pauta - perderá validade a partir de 1º de junho, se até lá não for votada pelo Plenário.

Ficha Limpa
A votação das MPs é necessária também para desobstruir a pauta e assim viabilizar o exame do projeto Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada.

Ao receber simbolicamente o projeto nesta quarta-feira (12), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), defendeu urgência para a matéria, a fim de que ela possa ser votada diretamente em plenário, sem análise de comissões técnicas da Casa.

Entretanto, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB/RR), anunciou nesta quarta que a prioridade do Governo é a aprovação dos projetos do pré-sal. Além disso, afirmou que o Governo estuda a possibilidade de emendar tanto o Ficha Limpa quanto o PLV das aposentadorias.

Como os líderes do DEM, José Agripino (RN), e do PSDB, Arthur Virgílio (AM), já anunciaram obstrução das deliberações em Plenário até a retirada do regime de urgência para os projetos que tratam do pré-sal, o cronograma de votações depende de acordo.

Sarney tem feito apelos aos líderes governistas e oposicionistas para que encontrem logo uma saída que assegure a retomada do exame da ordem do dia do plenário.

Fonte: Agência Senado

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.