Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Agronegócio é trunfo para puxar economia do Paraná

A representatividade paranaense nos setores da indústria que mais contribuíram para o resultado nacional do PIB – máquinas e equipamentos, metalurgia e automotivo – tem condições de alavancar a economia regional no decorrer de 2010, mas analistas apontam que o principal trunfo do estado até o fim do ano está no agronegócio. Se as boas perspectivas de safra se efetivarem, o PIB estadual pode apresentar uma elevação ainda maior que a nacional. Para 2010, as estimativas de crescimento econômico do país estão entre 6% e 7%.
Na avaliação do coordenador de conjuntura econômica do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki, o estado não irá se destacar caso dependa demais do resultado da indústria local. “Porém, um diferencial paranaense pode estar na agroindústria. No ano passado, o campo teve um desempenho fraco, mas as perspectivas do PIB agropecuário para 2010 apontam recorde, principalmente em função do plantio de soja”, diz Suzuki.
O economista da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) Roberto Zurcher diz que ainda está cedo para avaliações mais precisas, mas confirma que o cenário permite ter essa “suspeita”. “Em vários períodos da história recente, o Paraná cresceu acima da média nacional. Este ano, até agora, traz suspeitas de que isso aconteça novamente por causa do agronegócio. O problema é que se trata de um setor que depende muito de São Pedro mandar chuva”, brinca o economista.

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.