Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Indústria cresce em seis de 14 regiões pesquisadas, segundo IBGE

A produção industrial aumentou em seis das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, segundo divulgou há pouco o instituto. A maior alta ante o mês anterior foi registrada no Paraná (17,7%) e as demais taxas positivas foram registradas na Bahia (4%), no Rio de Janeiro (2,8%), na região Nordeste (1,6%), em Pernambuco (1,5%) e em Minas Gerais (1,1%), enquanto Santa Catarina ficou com a produção estável (0,0).

Ainda em relação a abril, as regiões com recuo na produção foram São Paulo e Ceará (ambos com -0,9%), Rio Grande do Sul (-2%), Amazonas (-2,2%), Goiás (-2,4%), Espírito Santo (-2,8%) e Pará (-2,9%).

Na comparação com maio de 2009, a atividade industrial cresceu em todas as áreas pesquisadas. Segundo observam os técnicos do IBGE no documento de divulgação da pesquisa, "além da baixa base de comparação, decorrente dos efeitos da crise econômica internacional ocorrida no final de 2008, maio de 2010 teve um dia útil a mais que em 2009".

ES é destaque

Com avanço acima da média nacional (14,8%) nessa comparação, os destaques de alta ficaram com o Paraná (31,3%), Espírito Santo (26,5%), Goiás (22,5%), Minas Gerais (22,4%), Pernambuco (22%), Ceará (20,2%), região Nordeste (19,9%), Bahia (17,9%) e Amazonas (17,6%). Em São Paulo, houve aumento de 12,1%, abaixo da média nacional.

As estatísticas indicam uma clara desaceleração do ritmo de crescimento da indústria, tendência que deverá se repetir e consolidar ao longo do segundo semestre deste ano, tanto na comparação mês a mês quanto em relação ao mesmo período do ano passado, quando a recuperação econômica ganhou maior dinamismo. É mais um sinal de que o alarmismo contra o crescimento, que supostamente seria exagerado e acima do potencial do PIB (podendo gerar inflação), é baseado em premissas falsas.

Fonte: Vermelho

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.