Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Vendas do comércio crescem 1,4% em maio, segundo IBGE

Em abril, as vendas haviam recuado 3% na comparação com o mês anterior, apresentando a maior queda nesse confronto em toda a série histórica, iniciada em 2000.

Em relação a maio de 2009, houve alta de 10,2%. No acumulado de janeiro a maio, houve avanço de 11,5% na comparação com igual intervalo no ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses até maio, as vendas cresceram 8,8%.

A receita nominal de vendas no comércio teve expansão de 0,4% em maio, na comparação com o mês anterior. Em relação a maio de 2009, a receita do comércio aumentou 14,2%, com destaque para o setor de móveis e eletrodomésticos (21,9%).

As vendas no comércio varejista ampliado --que inclui ainda o desempenho das vendas de veículos e motos, partes e peças e material de construção apenas no varejo-- ficaram estáveis (0,1%) em maio frente a abril. Na comparação com maio de 2009, houve alta de 9,5%.

As vendas de veículos e motos, partes e peças caíram 1,1% na comparação com abril e cresceram 6,4% ante o mesmo mês do ano passado.

Já as vendas de material de construção no varejo registraram alta de 2,4% sobre abril e de 19,9% sobre maio de 2009.

Na comparação com abril, cinco das oito atividades pesquisadas registraram crescimento no volume de vendas, com destaque para combustíveis e lubrificantes (2,0%) e livros, jornais, revistas e papelaria (1,7%).

Por outro lado, houve retração nas vendas de tecidos, vestuário e calçados (-3,3%) e outros artigos de uso pessoal doméstico (-1,4%) e móveis e eletrodomésticos (-0,3%).

Em relação a maio de 2009, todas as oito áreas avaliadas apresentaram expansão, principalmente os setores de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (28,7%) e móveis e eletrodomésticos (19,5%).

Fonte: Vermelho

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.