Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Indústria comemora alta nas vendas

As vendas da indústria paranaense fecharam o primeiro semestre com crescimento de 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento divulgado ontem pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

O índice animou o setor, que já vê sinais de que o ano termine com quebra do recorde de 2008. Já o número de trabalhadores terminou o semestre superando em 3% o efetivo dos mesmos meses de 2009.

O bom desempenho do primeiro semestre deve-se muito à performance da indústria em junho, que melhorou 8,1% em relação a maio, revertendo a queda de 8% em abril e superando a pequena alta de 3% registrada em maio.

O coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, projeta que, pela evolução verificada até o momento, o desempenho será melhor que o de 2008.

Apesar do otimismo, as vendas industriais no primeiro semestre ainda estão 3,2% abaixo da média aferida entre janeiro e julho de 2008. O que leva os economistas da Fiep a acreditarem na quebra do recorde estabelecido há dois anos são pelo menos dois fatores.

Um deles é o forte ritmo de compra de insumos pelas empresas. A taxa está 15% superior à do ano passado. Outro é a ocupação da capacidade das indústrias, que chegou a 82% no mês passado.

A taxa de ocupação é considerada elevada pelos especialistas. Schmitt informa, ainda, que a média de utilização de capacidade instalada dos primeiros seis meses do ano é de 80%. O índice é seis pontos porcentuais maior que o dos primeiros seis meses de 2009 e um ponto porcentual superior ao do primeiro semestre de 2008.

Setores

Os números positivos de junho tiveram bastante influência da aceleração nas vendas ocorrida nos três setores com maior peso na economia do Estado. A indústria de alimentos e bebidas exportou mais no mês passado e, com isso, teve alta de 13,9% ante maio.

Os setores de veículos (12,2%) e refino de petróleo e produção de álcool (6,4%) também venderam melhor que no mês imediatamente anterior. No acumulado deste ano, o segmento da indústria que teve o maior crescimento nas vendas, na comparação com o mesmo período do ano passado, foi o de couro e calçados, que teve 57% de evolução.

Outros destaques apontados pela Fiep foram para as indústrias de artigos de borracha e plástico (37,8%), máquinas e materiais elétricos (26%), máquinas e equipamentos (25%) e montagem de veículos (25%). Três setores tiveram queda nas vendas, no primeiro semestre: edição e impressão (-19%), produtos químicos (-3,6%) e produtos alimentícios (-2,4%).

Nas contratações, o maior avanço do primeiro semestre aconteceu no setor de metalurgia básica, que aumentou seu efetivo em 14%. As indústrias paranaenses de artigos de borracha e plástico (13,4%) e produtos químicos (12%) também fecharam o período com bons índices de contratações.

De acordo com os analistas da Fiep, o bom desempenho da maioria dos segmentos é reflexo da recuperação pós-crise. Do final de 2008 em diante, a retração na economia derrubou a produção de veículos e paralisou os investimentos em novas máquinas.

Fonte: Paraná Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.