Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Desemprego volta a cair nas regiões pesquisadas pelo Dieese

A taxa de desemprego apurada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em sete regiões metropolitanas voltou a cair durante o mês de agosto, registrando 11,9%, ante 12,4% em julho. É o quinto recuo consecutivo verificado. Em doze meses, a taxa de desemprego diminuiu de 14,4% para os atuais 11,9%.

Segundo dados da Pesquisa Emprego e Desemprego (PED), divulgada na quarta-feira (29), enquanto em julho deste ano havia 2,7 milhões de pessoas desempregadas nas regiões pesquisadas, em agosto este número baixou para 2,6 milhões, uma redução mensal de 3,8%. O levantamento é feito nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal.

O nível de ocupação cresceu 0,8% em agosto, sendo que as 161 mil ocupações foram mais do que suficientes para absorver o número de pessoas que entraram no mercado de trabalho (57 mil), resultando na saída de 104 mil pessoas da situação de desemprego. A estimativa do Dieese é que, em agosto de 2009, o número de desocupados chegava a 3,1 milhões de pessoas, número 16,2% superior ao apurado em agosto deste ano.

Rendimento - No mês de julho houve crescimento nos rendimentos médios reais de ocupados (1,8%) e assalariados (1,5%), ficando em R$ 1.289 e R$ 1.340, respectivamente.

“Estes dados confirmam a tendência de melhoras no mercado de trabalho. Se não houver nenhuma trombada econômica, o que esperamos para os próximos meses, com o aquecimento natural das vendas de final de ano, é a queda do desemprego, com os vários setores contratando mais”, afirma o economista do Dieese Sérgio Mendonça.

Fonte: Agência Sindical

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.