Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Real forte respalda o vigoroso crescimento da Argentina

A valorização do real frente ao dólar é, junto com a alta dos preços das commodities agrícolas, um fator crucial para a expansão da economia argentina, pois compensa parcialmente a perda de competitividade do país, cujo PIB deve avançar 9% neste ano, num desempenho comparável ao da China.

Economistas locais acompanham de perto as flutuações cambiais no Brasil e as medidas do governo Lula para desvalorizar o real - que no entanto já se fortaleceu em cerca de 6% desde junho, atingindo seu maior valor em dois anos.

Peso estável

A valorização do real, segundo especialistas, mitiga o problema da competitividade argentina, já que para o Brasil continua sendo atraente importar produtos do país vizinho, especialmente os industriais, como automóveis e autopeças. Cerca de 85 por cento das exportações argentinas de veículos se destinam ao Brasil, graças às facilidades oferecidas pelo Mercosul.

"A única coisa que a economia argentina não pode suportar é uma desvalorização do real", disse o ex-presidente do Banco Central argentino Javier González Fraga. "E não acho que isso vá ocorrer." A inflação se acelerou na Argentina nos últimos 12 meses e pode fechar 2010 em 27%, segundo economistas, enquanto o peso local se manteve praticamente estável em torno de 4 por dólar.

Política cambial

No Brasil, a queda do dólar ajuda a segurar a inflação na medida em que reduz os preços de mercadorias importadas. Todavia, a apreciação do real, resultante da política de câmbio flutuante (que não é adotada pelo país vizinho), também prejudica as exportações brasileiras e, a julgar por muitos empresários e economistas, embute o risco de desindustrialização.

O câmbio argentino é controlado há anos pelas autoridades, que intervêm quase diariamente no mercado. O real é, depois do dólar, a principal referência na política cambial do país.

Riscos

Empresários argentinos se mostram preocupados com os crescentes custos em dólares provocados pela inflação elevada e pelo câmbio controlado. Mas a expansão do consumo, do emprego e da produção - que neste ano pode avançar cerca de 9% - mantém essas queixas em segundo plano.

A consultoria Ecolatina disse em um recente relatório que o real forte permite à Argentina "moderar os efeitos de uma taxa de câmbio real cada vez mais valorizada." Mas advertiu que "em médio prazo, a continuidade do 'super-real' não está garantida, especialmente se a conta corrente continuar se deteriorando e as condições de liquidez mundial se tornarem menos favoráveis." Neste caso, o Brasil poderia ser vítima de uma crise cambial, que promoveria (como já ocorreu no passado) uma forte depreciação do real.

Um problema real

Na Argentina, a valorização real do peso - ou seja, sua estabilidade frente ao dólar apesar da forte inflação - é um problema para as empresas. Mas o governo aposta que, com o superávit comercial e com a força da moeda brasileira, será possível resistir às pressões da indústria pela desvalorização do peso.

Alguns economistas acham mesmo que em 2011, mantendo-se as condições macroeconômicas globais, o governo argentino e as empresas do país poderiam enfrentar o desafio de ter um peso ainda mais forte.
E acrescentam que o governo se aferrará à valorização da moeda como forma de manter certo controle sobre os preços, ao mesmo tempo em que mantém a expansão dos gastos públicas com vistas às eleições de 2011, nas quais a presidente Cristina Fernández de Kirchner deve disputar um segundo mandato.

"A estabilidade da taxa cambial é a única variável que contém o resto dos dois grandes desequilíbrios que a Argentina tem, que é o desequilíbrio fiscal e o desequilíbrio monetário", disse o ex-vice-ministro da Economia Jorge Todesca, diretor da consultoria Finsoport. "A revalorização cambial seguirá seu curso," previu.

Safras recordes

A forte expansão econômica na Argentina está sendo garantida pelas safras recordes de soja e milho, e pela grande demanda brasileira por bens industrializados.

O fluxo comercial bilateral em setembro foi de 3,21 bilhões de dólares, maior nível deste ano, com um déficit de 514 milhões de dólares para a Argentina.

Enquanto os produtos brasileiros no exterior encarecem, o mercado do Brasil foi o principal receptor das exportações argentinas - 20,6% do total entre janeiro e agosto, segundo a consultoria IES.

Produtos industriais (automóveis, autopeças, máquinas e plásticos, principalmente) e matérias-primas como o trigo impulsionaram esse comércio.

"Estamos bem por causa do Brasil... subindo a encosta com a inflação e o consumo, mas não é uma política sustentável com o tempo," disse Raúl Ochoa, economista especializado em comércio.

"O efeito do real a 1,68 ou 1,70 (por dólar) realmente é muito favorável para a competitividade argentina, porque amortiza o efeito de ter a taxa de câmbio fixa com inflação", explicou o economista Mario Blejer, ex-presidente do Banco Central Argentino.

Fonte: Vermelho

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.