Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Vendas do comércio têm alta pelo 5º mês consecutivo em setembro, diz IBGE

As vendas do comércio varejista cresceram 0,4% em setembro na comparação com agosto, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É o quinto mês de alta consecutiva.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 11,8%, o melhor resultado para o mês de setembro da série histórica, que teve início em 2001.

No acumulado dos últimos 12 meses, houve expansão de 10,7%, também a maior alta para o período desde o início da divulgação. No ano, a expansão é de 11,4%.

Reinaldo Lima Pereira, coordenador da pesquisa, diz que o bom resultado do setor é influenciado pelo aumento da renda e da massa salarial, o crédito fácil e o câmbio, que ajuda na estabilidade dos preços.

A receita nominal de vendas no comércio aumentou pelo nono mês consecutivo, com expansão de 0,9% ante agosto. Em relação a setembro do ano passado, a alta foi de 15,2%. No ano, o crescimento acumulado é de 14,4%, e nos últimos 12 meses, de 13,7%.

Dos 10 grupos de atividade pesquisados pelo IBGE, sete apresentaram pequeno recuo na comparação com o mês de agosto. Pereira afirmou que isso significa uma "acomodação" das atividades que registraram crescimento forte nos meses anteriores.

A maior alta nas vendas mensais ocorreu no setor de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com resultado 5,4% maior sobre agosto e 28,5% superior ao mesmo mês de 2009.

Já as vendas de veículos e motos, partes e peças recuaram 0,8% em setembro frente agosto. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda foi de 4%. Já no acumulado do ano o resultado é positivo em 10,7%, e nos últimos 12 meses em 14,4%.

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.