Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Otimismo do empresário fica estável em janeiro, diz CNI

Os empresários industriais brasileiros começaram o ano de 2011 otimistas, porém o índice que mede a confiança do setor ficou praticamente estável em janeiro em relação aos últimos dois meses, informou nesta terça-feira a CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Segundo o órgão, o Icei (Índice de Confiança do Empresário Industrial) subiu de 61,5 pontos em dezembro para 62 pontos em janeiro.

De acordo com a metodologia de pesquisa adotada pela CNI, o índice de confiança varia de zero a 100 pontos, sendo que resultados acima de 50 pontos indicam otimismo e, abaixo desse patamar, pessimismo. Em janeiro do ano passado, o otimismo estava mais em alta, ao atingir 68,7 pontos.

Entre os componentes do Icei, o índice que mede a confiança em relação às condições atuais em relação aos seis últimos meses atingiu 55,1 pontos, sendo que o otimismo dos empresários relativo à economia brasileira chegou a 53,7 pontos, enquanto a confiança sobre o negócio ficou em 55,9 pontos. Todos os indicadores tiveram queda em relação a dezembro.

Já em relação às expectativas para os próximos seis meses o indicador subiu para 65,4 pontos. O otimismo para a economia brasileira no próximo semestre ficou em 61,4 pontos e em relação à própria empresa elevou para 67,5 pontos. Todos os resultados de expectativa superaram os apurados em dezembro do ano passado.

Os empresários do Nordeste e do Centro-Oeste foram os mais otimistas em janeiro, pois os índices de confiança atingiram 65,2 pontos e 64,7 pontos, respectivamente. O setor em que os empresários demonstraram maior confiança foi o de edição e impressão, com 64,8 pontos. Já por porte de empresa, as companhias grandes demonstraram otimismo maior, de 63,5 pontos.

A pesquisa foi realizada entre 3 e 20 de janeiro junto a 1.893 empresas, das quais 1.053 pequenas, 582 de médio porte e 258 grandes.

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.