Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Centrais e governo retomam negociações sobre mínimo de R$ 580 na quarta (2)

As Centrais Sindicais voltam à mesa de negociações com o governo, na próxima quarta-feira (2), para uma nova tentativa de acordo em torno do aumento do salário mínimo, das aposentadorias com valor acima do Piso e da correção da tabela do Imposto de Renda (IR) na fonte. Na primeira reunião (foto), na quarta-feira passada (26), o governo sinalizou com a possibilidade de correção de 4,5% na tabela do IR, proposta descartada posteriormente pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O debate sobre a correção na tabela do IR ganhou força desde a declaração de Mantega. O especialista em finanças públicas e professor da Universidade de Brasília (UnB), Roberto Pscitelli, disse que a correção exigida pelos sindicalistas está correta. “O Fisco abarca uma parcela daquilo que você não pagava de imposto. É paradoxal e tão absurdo, não é possível que no Brasil a gente ainda não tenha institucionalizado a correção da tabela”.

Segundo o advogado tributário Paulo Siqueira, a correção da tabela de IR é uma obrigação do Estado e cabe ao Congresso Nacional e à sociedade civil organizada pressionar o governo.
“É preciso corrigir os valores básicos. Se aquele valor fica sem a devida correção os salários aumentam, mas o poder aquisitivo continua o mesmo. É indispensável que isso ocorra”.

Confisco - Siqueira defende a necessidade de criar uma regra para a correção da tabela de IR. “[O aumento da tributação e o congelamento da tabela] São caracterizados como ato de confisco, porque está se atingindo uma faixa de contribuintes que não podem pagar a quantidade de impostos cobrados”.

Mobilização - Ao mesmo tempo em que negociam com o governo, os sindicalistas aproveitam a reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional, nesta terça (01), para costurar apoio às suas reivindicações no legislativo. Entre hoje e amanhã, por exemplo, a Força Sindical entrega aos parlamentares um panfleto em que destaca pontos como o reajuste do salário mínimo e das aposentadorias. A CUT também reforça a pressão na base, realizando amanhã um ato na portaria da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, pela correção da tabela do IR.

Fonte: Agência Brasil

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.