Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Pela quarta vez José Sarney (PMDB-AP) é eleito presidente do Senado

Os dois maiores partidos da base aliada do governo, PMDB e PT, assumem, nesta terça-feira (1º), a presidência e vice-presidência do Senado pelos próximos dois anos. José Sarney (PMDB-AP) foi reconduzido à presidência, cargo que ocupa pela quarta vez. Ele foi eleito com 70 dos 81 votos.

O PSol lançou como candidato o recém-chegado Randolfe Rodrigues (AP), que recebeu oito votos. Houve dois votos em branco e um nulo.

O presidente Sarney assumiu a Presidência da Casa e convocou a terceira sessão plenária do Senado para escolha dos demais membros da Mesa Diretora. A sessão está prevista para o meio da tarde.

Em seu discurso, ele disse mais uma vez que não desejava o encargo, mas dele não pode fugir. Disse que o apoio dos colegas "conforta, redime e aumenta as minhas responsabilidades". Ele falou sobre a independência do Poder Legislativo, "que não pode ser submisso a nenhum poder e nem afastado dos interesses nacionais".

Na falta de acordo entre os dois candidatos à primeira vice-presidência - que responderá pela Casa na ausência de Sarney - o PT inovou ao rachar o período para permitir que os senadores Marta Suplicy (SP) e José Pimentel (CE) tenham cada um deles um ano de gestão. A senadora Marta Suplicy (PT-SP) deve inaugurar o cargo.

Perfil
Sarney está no exercício do 5º mandato, advogado, professor universitário, escritor, jornalista e empresário. Sexto ocupante da Cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras desde 1980. É, ainda, membro da Academia de Ciências de Lisboa. Um dos políticos mais influentes da República.

Tem mais de 50 anos, não só de vida pública, mas também de mandatos eletivos ininterruptos. Já passou pelos principais cargos que um homem público pode almejar, tendo sido, por diversas oportunidades, líder partidário e presidente de comissões importantes do Legislativo federal.

Pelo Maranhão foi deputado federal em duas legislaturas (1958-1962 e 1962-1966), senador por dois mandatos sucessivos (1971-1978 e 1978-1985) e governador do estado (1965-1970). Vice-presidente e presidente da República (1985-1990) conduziu o difícil processo de transição democrática depois de 21 anos de ditadura militar.

Eleito e reeleito senador pelo Amapá, está no terceiro mandato pelo estado - 1991-1998, 1999-2007 e 2007-2015. Neste período, presidiu por três vezes o Senado - 1995-1997, 2003-2005 e 2009-2011. É reconhecido como excelente articulador e formador de opinião no Parlamento brasileiro.

Sarney foi um dos principais defensores e um dos principais conselheiros do governo Lula no Congresso. É pai da governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB) e do deputado federal Sarney Filho (PV-MA). Parlamentar de grande prestígio, influência e capacidade de articulação, compõe todas as edições dos "Cabeças" do Congresso.

Fonte: DIAP/ Portal Vermelho

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.