Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

China supera o Japão como a segunda maior economia mundial

Fonte:O Globo

A economia do Japão encolheu ligeiramente no último trimestre de 2010, mas analistas esperam uma recuperação neste ano, com exportações mais fortes para a China e outras partes da Ásia ofuscando a fraqueza da demanda doméstica. Os dados confirmam que o Japão perdeu para a China o lugar de segunda maior economia do mundo, e destacam a dependência cada vez maior de Tóquio do vizinho gigante, que compra quase um quinto das exportações japonesas. De acordo com dados oficiais, o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão em 2010 ficou em US$ 5,474 trilhões. Já a China fechou o ano com um acumulado de US$ 5,8786 trilhões.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão encolheu 0,3% no quarto trimestre em relação ao anterior, pouco menos que a queda de 0,5% prevista pelos mercados, mas ainda a primeira contração em cinco trimestres. A contração anualizada foi de 1,1%. Analistas culpam a redução do consumo após o fim, em setembro, de incentivos do governo a carros de baixa emissão de carbono.

Os dados mostram que a economia japonesa é a mais fraca entre as nações desenvolvidas, comparada ao crescimento anualizado de 3,2% nos Estados Unidos no mesmo trimestre.

O investimento privado no Japão subiu 0,9% na comparação trimestral, menos que o ganho de 1,5% registrado entre julho e setembro.

Analistas disseram que a alta dos gastos de capital pode não levar a um gasto maior do consumidor, com as empresas relutantes para aumentar os salários devido à competição mundial.

O fim de incentivos do governo a eletrodomésticos com baixo consumo de energia também pesou sobre o consumo, que caiu 0,7% em relação ao trimestre anterior, quando o consumo cresceu 0,9%.

A demanda externa, ou exportações líquidas, tiraram 0,1 ponto percentual do PIB, com a alta do iene frente ao dólar prejudicando as exportações no período.

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.