Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Documentário brasileiro sobre catadores de lixo concorrerá ao Oscar

Na maior premiação do cinema mundial o Brasil estará representado. Apesar de ficar de fora da categoria melhor filme estrangeiro, concorrerá a de melhor documentário. O representante será “Lixo Extraordinário”. Veja a sinopse do longa que foi gravado com pessoas da própria comunidade. O vídeo foi gravado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias - RJ. Já recebeu o prêmio do público de melhor documentário internacional no Festival de Sundance, considerado o maior festival de filmes independentes dos EUA. E também os prêmios da Anistia Internacional e do público na mostra Panorama do Festival de Berlim, além de outros. A direção é da inglesa Lucy Walker e dos brasileiros João Jardim e Karen Harley

 

Sinopse:

Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

 

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.