Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Investimento no Brasil cresce de duas a três vezes o PIB, diz Mantega

O ritmo de crescimento do investimento no país deve cair em 2011 para a faixa de 10% a 12%, ante mais de 20% ano passado, segundo afirmou, hoje, o ministro da Fazenda, Guido Mantega. "Nossos investimentos cresceram em 2010 mais do que os investimentos chineses, que subiram 13%", disse a investidores.

Mantega afirmou que o "investimento no Brasil vem crescendo de duas a três vezes o Produto Interno Bruto, o que é uma equação muito boa, pois significa que não é só a demanda que está estimulando o crescimento da economia".

Em palestra fechada na 12º CEO Conference, promovida pelo banco BTG Pactual, na capital paulista, o ministro destacou que o investimento medido pelo Formação Bruta de Capital Fixo subiu a cerca de 19% do PIB no ano passado, enquanto a variação real do PIB é esperada em 7,5% pela Fazenda.

Ao fazer a comparação com a velocidade de crescimento dos investimentos chineses, Mantega destacou: "é claro que a base deles é muito maior, porque eles têm investimentos de mais de 40% do PIB."

Segundo enfatizou, a alta dos investimentos garantirá o crescimento sustentado do país nos próximos anos, "dinamizado por investimentos e pela demanda interna".

"Temos investimento de qualidade, o que significa modernização do parque produtivo, aumento da produtividade e aumento da oferta, de modo a neutralizar pressões inflacionárias que possam ocorrer", continuou Mantega.

Ele destacou ainda que a atividade brasileira desacelerou, depois do forte crescimento de 2010, devendo acomodar-se em 5% neste ano e voltando a ampliar o fôlego em 2013, com variação real positiva prevista em 6,5%.

"Deixamos de ser o patinho feio, saímos da retaguarda para uma posição de vanguarda do crescimento mundial, parte do seleto grupo de emergentes que vai estar à frente do crescimento mundial nos próximos anos", segundo pesquisa do BBA com projeções até 2020, citou o ministro da Fazenda.

Fonte: DIAP

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.