Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Sindimoc poderá convocar greve da categoria

Fonte: Bem Paraná

Motoristas e cobradores de ônibus do transporte coletivo integrado de Curitiba tentam mais uma vez chegar a um acordo sobre o reajuste salarial deste ano, às 14 horas, na sede da Delegacia Regional do Trabalho (DRT). “Nós temos de chegar a algum bom acordo, do contrário poderemos convocar a categoria para uma paralisação”, disse o presidente do Sindicato de Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Anderson Teixeira. Participam da rodada de negociações representantes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), da Urbs – Companhia de Urbanismo de Curitiba e do Sindicato das Empresas de Transporte (Sintrasp), além do Sindimoc.
A categoria reivindica 38% de aumento, mas as empresas se comprometeram apenas em dar 8%. “Esse valor seria apenas o valor da inflação do período, mas queremos ter ganho real”, explicou Teixeira. O sindicalista afirma que as perdas da categoria somam 38% nos últimos 20 anos. Além do reajuste, a categoria reivindica melhorias no plano de saúde e mudança no benefício da alimentação, como a mudança da cesta básica para vale-refeição.


Como a data base da categoria é 1º de fevereiro e não houve nenhum acerto sobre o valor do reajuste, Teixeira disse que as negociações estavam ocorrendo diariamente e que os técnicos do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômicos (Dieese) estavam auxiliando a negociação. “Mas não avançamos quase nada. Por isso, uma greve da categoria não é descartada”, disse.
O salário inicial do motorista é de R$ 1.234,80 e do cobrador, de R$ 700,20. A data base da categoria é 1º de fevereiro, mas já ficou acertado que o reajuste será retroativo a data. O Sindimoc representa cerca de 14 mil trabalhadores em transporte coletivo em Curitiba e região.

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.