Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Morre mais um Trabalhador vítima de Acidente na obra do Metrô

Fonte: Site do força Nacional

Nesta terça-feira (01), o trabalhador Antônio Francisco de Jesus, não resistiu aos ferimentos causados durante o acidente na obra do metrô e veio a óbito. O acidente ocorreu na última quinta-feira, e foi causado pela explosão de um tambor, ferindo gravemente três trabalhadores.

A explosão ocorreu quando o trabalhador Antônio Barbosa Cerqueira, utilizou um maçarico para fazer a abertura de uma tampa superior de um tambor que continha resíduos de produtos químicos que acabou explodindo e atingindo, Antônio Barbosa Cerqueira, que teve 95% do corpo queimado e faleceu na última sexta, o trabalhador, Givaldo Pereira dos Reis Lima que teve 40% do corpo queimado e continua internado e Antônio Francisco de Jesus que faleceu nesta terça. 

Histórico – Desde o início da Obra do metrô, realizada pelo Consórcio Construtor Metrosal, no ano de 2000 até o ano corrente, teve em média mais de 250 acidentes de trabalho. A intensificação das tarefas, a inexistência de treinamentos, a falta de EPI´s e EPC´s adequados para cada função, a pressão dos prazos e a exposição aos agentes insalubres e periculosos dentro dos canteiros de obras, levam os trabalhadores a extrema  precarização das condições de vida no trabalho.

 De acordo com o levantamento realizado pelo Sintepav-Ba, de 2006 a 2011, foram catalogados 150 acidentes de trabalho, sendo que cinco desses acidentes foram fatais e dois com amputação de membros. “Esse levantamento é extremamente preocupante, pois demonstra a significativa falta de ações prevencionistas do Metrosal, o que implica na ‘Erosão’ dos direitos dos trabalhadores em matéria de prevenção e reparação dos riscos”, afirma a técnica de segungurança do trabalho do Sintepav, Cleide Sousa. 

Medidas preventivas adotadas pelo Sintepav-Ba: Desde o início das obras do Metrô, o sindicato ingressou com diversas ações judiciais solicitando o pagamento de indenização em favor dos trabalhadores acidentados. “De fato, nenhuma indenização “repara” o dano imenso que constituem as doenças profissionais, os acidentes e óbitos ocorridos pelo exercício do trabalho. Mas, por outro lado, alerta a sociedade e as autoridades  sobre as formas de agressões ao quais os trabalhadores estão expostos dentro do seu ambiente de trabalho”, explica o diretor secretário de saúde ocupacional, higiene e segurança do trabalho, Iranildo Domingos.

Após o ultimo acidente que aconteceu no Pátio auxiliar de manutenção do Metrô, ainda em fase de apuração, o Sintepav-Ba, realizou denuncia ao MPT – Ministério Público do Trabalho e ao SRTE – Ministério do Trabalho e Emprego, inclusive relatando as circunstancias em que ocorreram os últimos eventos, exigindo dos órgãos competentes, medidas de fiscalização mais intensa nas Obras do Metrosal, evitando assim, que novos acidentes, doenças e óbitos voltem a acontecer, pois precisamos do trabalho para VIVER.


Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.