Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Curitiba pode receber nova fábrica da Ford

Fonte: Parana on line

Curitiba está cotada como destino de uma nova fábrica da Ford do Brasil. A possível construção de uma unidade da montadora na capital paranaense foi noticiada pelo site iG Carros. De acordo com a reportagem, feita no Salão de Genebra, que abriu nesta quinta-feira (3) na Suíça, “uma equipe da empresa estuda a viabilidade do projeto e deve tomar uma decisão até o final do ano”.

A matéria revela que a capital paranaense poderia abrigar a produção da nova picape Ranger 2012, um modelo global que será fabricado na Tailândia, na África do Sul e na Argentina, para comercialização em 180 países, entre eles o Brasil.

Procurada por O Estado, a montadora não confirmou a informação, mas também não desmentiu. Segundo a assessoria de imprensa, “não há nada a ser divulgado a respeito disso”. A Ford do Brasil informou apenas que o mercado nacional é abastecido com picapes Ranger fabricadas na Argentina.

O governo do Paraná alegou, através da assessoria de imprensa, que não há nenhuma informação oficial sobre o investimento. Por isso, o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, que tem participado das negociações com diversas empresas interessadas em investir no Estado, disse que não poderia comentar o assunto. Para os trabalhadores do setor, a notícia também foi surpresa. A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba não tinha conhecimento de estudos para instalação de uma fábrica da Ford na capital paranaense.

No Brasil, a Ford tem fábricas em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e Camaçari (BA) e uma pista de testes em Tatuí (SP). Se confirmada, a vinda da Ford para o Paraná reforçaria o polo automobilístico que vem alavancando os índices positivos da indústria estadual, tanto em produção quanto em vendas. A Volvo, fabricante de ônibus e caminhões, foi a primeira montadora a se instalar na Grande Curitiba, em 1975. Na década de 90, com incentivos fiscais do governo Jaime Lerner, se instalaram em São José dos Pinhais, na região metropolitana, a Audi/Volkswagen e a Renault, que depois firmou uma joint venture com a Nissan. Ontem, em reunião com o governador Beto Richa, a montadora francesa revelou que estuda novos investimentos no Paraná.

Inovações

O lançamento mundial da nova picape da Ford acontece no Salão de Genebra, que começou hoje (3). O modelo top de linha, batizado de Wildtrak, vem equipado com um motor propulsor 2.2, de 150 cv e 38,2 kgfm de torque. Conta com reconhecimento de voz, câmera de ré, navegação por satélite e bluetooth. A nova versão da Ranger consegue atravessar normalmente trechos com até 80 centímetros de água.

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.