Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Região Metropolitana de Curitiba tem menor desemprego da série histórica em janeiro

Fonte: Ipardes

O Ipardes divulgou nesta quarta feira (2) a taxa de desocupação na Região Metropolitana de Curitiba, estimada em 3,5%. É a menor taxa da série histórica para o mês de janeiro e também a mais baixa entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE. O aumento da população desocupada frente a dezembro (quando a taxa ficou em 2,8%) deve-se principalmente ao fim da vigência de contratos de trabalho temporário.

Levantamento do Ipardes aponta que o emprego com carteira assinada no setor privado vem aumentando, ao mesmo tempo em que ocorre declínio dos empregados sem carteira assinada. Isso indica que o processo de formalização do trabalho se mantém em ascensão.

Entretanto, os que permanecem na informalidade têm seu rendimento elevado em 3,8%, enquanto os com carteira assinada sofreram uma queda de 0,9% no rendimento. O rendimento médio real dos trabalhadores na RMC em janeiro foi de R$ 1.650,00, sendo o maior entre as regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE. O valor representa um aumento de 2,1% em relação a dezembro de 2010.

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.