Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Receita Federal intensifica fiscalização contra fraudes no IR

Fonte: G1

A Secretaria da Receita Federal anunciou nesta terça-feira (15) que, após cruzamento de informações dos contribuintes no Imposto de Renda (IRPF) 2011, constatou um "grande número" de pessoas que estariam omitindo renda, ou reduzindo, indevidamente, sua base de cálculo do imposto, para receber mais restituições, ou pagar menos IR.

Por conta destes indícios, o Fisco anunciou que serão tomadas uma série de medidas para coibir as fraudes detectadas. "O objetivo é conscientizar os contribuintes que a receita está atenta", informou o coordenador-geral de Fiscalização do órgão, Antonio Zomer. Segundo ele, os contribuintes que estão sendo fiscalizados, neste momento, referem-se, entretanto, ao IR 2009, ano-base 2008.

"Essa operação é feita para sensibilizar os contribuintes neste momento em que está sendo feita a declaração de 2011, cujo prazo ainda não terminou. Eles serão fiscalizados no futuro [sobre as declarações entregues neste ano]", informou Zomer. A Receita Federal tem a prerrogativa de fiscalizar as declarações entregues nos últimos cinco anos.

De acordo com o coordenador-geral de Fiscalização da Receita Federal, anualmente são escolhidos cerca de 8 mil contribuintes para serem fiscalizados pelos auditores. A partir desta quarta-feira (16), cerca de 2 mil pessoas a serem fiscalizadas, até o fim de abril, começarão a receber as intimações.

"Esses são os maiores casos de sonegação. Referem-se a empresários, sócios e administradores. Eu não fiscalizo assalariados", disse Zomer, acrescentando que o índice de acerto é grande. Para cada contribuinte irregular, disse ele, são lançados créditos tributários (principal, multa e juros) de cerca de R$ 430 mil.

Ele lembrou, porém, que a chamada "malha fina", sistema eletrônico de cruzamento de dados para identificar irregularidades, engloba, anualmente, de 400 mil a 500 mil contribuintes. Inicialmente, até o fim de abril, o Fisco vai notificar 100 mil contribuintes que caíram na malha fina em 2009, tendo por base irregularidades realizadas em 2008.

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.