Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Empresas do PAC devem contratar pelo Sine

Fonte: CNTM

As empreiteiras responsáveis pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) passarão a usar o Sistema Nacional de Emprego (Sine) para contratar operários, eliminando o "gato" - intermediário que coopta pessoal e leva para ser contratado pelas empresas. Essa foi a principal decisão tomada numa reunião ontem, no Palácio do Planalto, entre as centrais sindicais, representantes das empreiteiras e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

"Essa é a decisão, mas ainda está sendo estudada a viabilidade física disso. Hoje o Sine tem disponibilidade de vagas on-line em 12 estados. O governo prometeu ampliar", disse o vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

A fiscalização deverá ser ampliada, tanto pelo Ministério do Trabalho quanto pelo Ministério Público. Os sindicalistas levaram ao Planalto mais uma denúncia de maus tratos, desta vez na construção da usina hidroelétrica São Domingos, em Água Clara (MS). Cinco trabalhadores presos depois da destruição dos alojamentos teriam sido espancados e torturados com choque elétrico. "Estamos levando essa denúncia ao MP", anunciou Torres.

Em outra reunião, ontem, foi discutida especificamente a situação das usinas de Jirau e de Santo Antônio, com representantes da Odebrecht, da Central Única dos Trabalhadores e Gilberto Carvalho, mas sem avanços. "Na primeira reunião não houve avanços, porque a Odebrecht resolveu esperar a decisão da Justiça. Vamos recorrer e insistir na negociação", disse Messias Melo, secretário de Relações do Trabalho da CUT para quem a prioridade é Santo Antônio, cujos trabalhadores estão em greve e a Justiça decidiu multar o sindicato em R$ 200 mil por dia de paralisação.

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.