Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Paraná tem a maior queda da produção industrial em fevereiro

Fonte: Gazeta do Povo

O Paraná registrou a maior queda da produção industrial em fevereiro, entre as 14 regiões pesquisadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A retração foi de 10,5%, de acordo com o levantamento divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira (6).

A segunda maior queda foi da Bahia (-8,8%). Apesar da queda em fevereiro, o Paraná tem resultado positivo no acumulado do ano e nos últimos 12 meses, 13,8% e 15,3%, respectivamente.

Segundo o IBGE, os setores que puxaram o desempenho negativo do estado em fevereiro foram edição e impresso, que teve redução de 36,8%, e outros produtos químicos (herbicida, etileno, propenoe e polietileno), com -3%.

O gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo, afirmou que o setor de edição e impresso havia registrado crescimento de 12,2% em janeiro. Segundo ele, a elevação foi motivada pela impressão de livros didáticos.

A queda no setor em fevereiro foi influenciada pelo resultado de janeiro. “O padrão não é o crescimento de janeiro e nem a retração de fevereiro”, destacou Macedo.

A redução em outros produtos químicos foi pequena, segundo o gerente da pesquisa, e não havia motivação específica para a queda.

O Paraná também se destacou em alguns setores. A produção industrial de veículos automotores cresceu 47,8% em comparação com janeiro.

Macedo afirmou que o desempenho do Paraná no setor de veículos automotores acompanhou o resultado da indústria nacional. A produção de caminhões puxou o crescimento do setor no estado.

Houve elevação também nos setores de alimentos (4,6%) de máquinas e equipamentos (0,6%).


Produção industrial no país

O destaque da produção industrial em fevereiro foi Goiás, que teve crescimento de 9,1%. A média nacional foi de 1,9%.

Entre as 14 regiões pesquisadas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de Goiás, tiveram resultado positivo. Houve retração no Pará, Santa Catarina e na região Nordeste, além do Paraná e Bahia.

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.