Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Mantega diz que governo está atento e pode tomar medidas para conter inflação no setor de serviços

Fonte: AgÊncia Brasil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (7) que o governo está atento à inflação dos serviços e pode tomar medidas para combatê-la. No entanto, o ministro não antecipou que medidas o governo pode adotar.

Perguntado sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em março em 0,79%, Mantega disse que todos os analistas se enganaram, porque terminou havendo um repique da inflação de alimentos, não esperado por causa do regime de chuvas. O próprio Mantega tinha anunciado, há pouco mais de 20 dias, uma estimativa para a inflação do período pelo IPCA de 0,45% em março.

“Todos os analistas se enganaram. Houve um repique da inflação de alimentos que não era esperado, que tem a ver com o regime de chuvas. Foi excepcional porque todo ano, a essa altura, o preço dos alimentos começa a cair”, justificou.

Para o ministro, a inflação deve ceder a partir de abril. Segundo ele, o problema é “fundamentalmente com os alimentos”, pois a inflação no período foi influenciada por fatores climáticos, como a chuva e a entressafra, mas logo cairá. “Os serviços já dão sinais de queda da inflação. Nós estamos vigilantes e vamos tomar medidas em relação a isso, mesmo sabendo que, daqui a pouco, essa inflação de alimentos estará caindo.”  


Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.