Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Projeção para a inflação oficial este ano tem sexto aumento consecutivo

Fonte: AgÊncia Brasil

A expectativa dos analistas de mercado sobre a inflação está em alta há seis semanas, como mostra o boletim Focus, divulgado hoje (18) pelo Banco Central. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano, que era de 5,80% no início de março, aumentou para 6,26% na semana passada, e agora está em 6,29%. O índice está muito acima dos 5,26% estimados pelo BC.

A pesquisa Focus, realizada na última sexta-feira (15) com uma centena de analistas financeiros da iniciativa privada, revela tendência de alta também dos preços administrados ou monitorados por contrato (combustíveis, energia, telefonia fixa, saúde, transporte público, educação e outros). A projeção de reajuste acumulado desses preços, que era de 4,70% na pesquisa anterior, subiu para 4,80%.

O Índice de Preços ao Consumidor medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) aponta inflação praticamente estável, com leve alta de 5,53% para 5,54% na comparação semanal. Essa pesquisa mostra o comportamento de preços só na região metropolitana de São Paulo.

Os dois índices pesquisados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) sobre o comportamento de preços no atacado mostram inflação estável. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) manteve a expectativa de 7% para a inflação deste ano, enquanto o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) indica 7,04%.

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.