Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Paraná é o estado com mais perspectiva de contratações

Fonte: Bem Paraná


O Paraná registra a expectativa de ritmo de contratações mais otimista entre os estados brasileiros, de acordo com os resultados para o segundo trimestre de 2011 da Pesquisa de Expectativa de Emprego Manpower (Manpower Employment Outlook Survey). A Expectativa Líquida de Emprego do estado do Paraná para os meses de abril, maio e junho é de +44%, seis pontos percentuais acima do registrado no primeiro trimestre de 2011.

 “O estado do Paraná está passando por um momento de investimento por parte de grandes empresas e o resultado disso é o crescimento do ritmo de contratações. Ao mesmo tempo, falta mão de obra local. As principais demandas são por profissionais das áreas técnicas e do setor comercial, por conta do aquecimento nas áreas de varejo e serviços”, afirma Cristian Kim, Gerente da Filial Curitiba da Manpower.

 Entre as regiões brasileiras, os empregadores da cidade de São Paulo estão similarmente otimistas quando perguntados sobre as expectativas de variação no número total de funcionários em seu local de trabalho no semestre seguinte, reportando uma perspectiva de +43% seguida pelo estado de Minas Gerais com +42%.

 A Expectativa Líquida de Emprego é a diferença entre as porcentagens de empregadores que indicaram que irão aumentar o quadro de funcionários e a porcentagem de empregadores que planejam fazer reduções na força de trabalho no próximo trimestre. No Brasil, 876 empregadores responderam à pesquisa.

 A perspectiva de contratações no Paraná é quatro pontos percentuais maior que a reportada em todo o Brasil, de +40%. O ritmo esperado de contratação no país se mantém forte no segundo trimestre, seguindo um aumento de quatro pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2011 e dois pontos percentuais em relação ao segundo trimestre de 2010.

 “No ano passado foram mais de 2,5 milhões de vagas de empregos geradas no país e, além disso, alcançamos a menor taxa de desemprego dos últimos oito anos. O otimismo e a confiança continuam presentes no mercado de trabalho brasileiro, conforme demonstram os resultados da pesquisa. Neste ambiente positivo, a expectativa é de que a criação de empregos formais será melhor do que a registrada no ano passado”, afirma Riccardo Barberis, Executivo da Manpower Brasil.

 Os empregadores brasileiros do setor de Construção Civil são os mais otimistas, reportando uma perspectiva de +54%, sendo vinte pontos percentuais maior que a reportada no primeiro trimestre. “A pesquisa indica um enorme potencial de oportunidades no setor de Construção baseado no volume de investimentos em infraestrutura programados para o Brasil. É esperado que este fator continue impactando positivamente o mercado de trabalho nos próximos anos”, diz Barberis.

 O setor de Finanças, Seguro e Imobiliário também revela perspectivas enérgicas de emprego de +51%. Os resultados para o setor de Serviços, que liderou a geração de postos de trabalho com carteira assinada em 2010, diminuiu seis pontos percentuais em relação ao primeiro semestre, mas permanece forte com +45%.

 A Pesquisa de Expectativa de Emprego Manpower aponta ainda que o Brasil continua o mais otimista entre os países pesquisados nas Américas. O país é seguido pela Argentina (+22%) e pelo Peru (+20%). Outros países que reportam perspectivas promissoras são: Índia (+51%), Taiwan (+45%), China (+ 36%), Turquia (+ 34%) e Cingapura (+25%). Empregadores da Grécia, Espanha, Irlanda e Itália reportaram as mais fracas perspectivas globalmente.

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.