Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Sindicalistas bolivianos querem referendo para revogar mandato do vice-presidente da República

Fonte: Agência Brasil

A Central Obreira Boliviana (COB) quer a realização de um referendo nacional no país para retirar o mandato do vice-presidente da República, Alvaro Garcia Linera. Os sindicalistas acusam Linera de desrespeitar o movimento sindical e ter pressionado pela demissão de vários ministros. A COB reúne 49 organizações sindicais.

Os dirigentes da COB ameaçam adotar um estado de emergência, que será ratificado por uma greve geral, e retomar manifestações se o governo do presidente Evo Morales descontar dos salários do funcionalismo os dias parados em abril.

A iniciativa dos dirigentes sindicais ocorre depois de os sindicatos promoverem uma série de protestos e uma greve envolvendo diversas categorias. O chefe da COB, Pedro Montes, afirmou que as  paralisações levaram a 12% de reajuste salarial.

Durante os protestos, Linera criticou os dirigentes sindicais, acusando-os de promover os protestos incentivados pela oposição. O vice-presidente acusou ainda os sindicatos de usarem as manifestações com fins políticos, para a eleição de novos dirigentes.

Pela Constituição da Bolívia, é autorizada a realização de referendo para revogar os mandatos do presidente e do vice-presidente quando os governantes já cumpriram metade do período previsto. No caso de Linera, o referendo só poderá ocorrer depois de 22 de julho de 2012.
 

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.