Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Em maio, Paraná criou 16,7 mil empregos celetistas, aponta Caged

Dados divulgados nesta segunda-feira (20) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontaram que, durante o mês de maio deste ano, foram criados 16.789 empregos celetistas no Paraná, equivalente ao crescimento de 0,68% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior.

O MTE ressalta ainda que Estado apresentou a maior geração de empregos da região Sul. Os setores de atividade que mais contribuíram para este resultado foram Indústria de transformação (+4.786 postos), construção civil (+3.762 postos), serviços (+3.734 postos), comércio (+2.894 postos) e agropecuária (+1.342 postos).

Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos cinco primeiros meses do corrente ano, houve acréscimo de 91.039 postos (+3,82%).

Ainda na série com ajustes, nos últimos 12 meses verificou-se crescimento de 6,27% no nível de emprego ou +146.142 postos de trabalho.

Na Região Metropolitana de Curitiba, o Caged registrou acréscimo de 4.309 empregos formais em relação ao mês anterior ou (+0,43%).

Nacional

Em todo o Brasil, durante o mês de maio, o MTE contabilizou 252.067 empregos criados com carteira assinada. Conforme adiantou pela manhã o ministro Carlos Lupi, o resultado ficaria acima de 200 mil novos postos. O total de novas vagas, no entanto, é inferior ao recorde de 349 mil empregos formais, já descontadas as demissões do período, verificado no mesmo mês do ano passado. Também é inferior ao resultado de abril, contrariando a expectativa do ministro de que o saldo de maio seria maior.

Em abril, o número de novas vagas de trabalho formais - já descontadas as demissões -, foi de 294 mil, segundo o dado revisado pela Pasta este mês. Antes da revisão, o ministério tinha contabilizado a criação de 272,2 mil novos empregos celetistas em abril. Estes números fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta tarde pelo MTE.

A geração de vagas superou as demissões em 1.171.796 no acumulado dos cinco primeiros meses de 2011, conforme os dados do Caged. No mesmo período do ano passado, conforme cálculo feito pela Agência Estado com base nos números do Caged, o saldo havia sido de 1,519 milhão de novos postos.

A meta de Lupi é atingir três milhões de novos postos formais este ano ante 2,584 milhões verificados no ano passado. Segundo ele, ao contrário de 2010, o segundo semestre será mais propício à criação de vagas de trabalho. No ano passado, foram gerados 1,774 milhão de postos formais na primeira metade do ano e 810 mil no segundo semestre - lembrando que, em dezembro, houve mais demissões do que contratações, com um saldo negativo de 423 mil vagas.

Fonte: Paraná Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.