Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Renda de doméstica sobe acima da média

O Brasil está entrando no clube restrito dos países desenvolvidos, onde trabalho doméstico custa caro. Doméstica, faxineira, diarista etc., a prestação de serviços por esse tipo de profissional começa a pesar no orçamento da classe média.

A Folha de S. Paulo de quinta (24) informa que as empregadas domésticas tiveram ganhos salariais acima da média da população nos últimos anos. Um dos motivos dessa valorização é a redução na oferta de mão de obra.

"Há cada vez menos trabalhadoras interessadas em serviços domésticos. Elas estão encontrando outras oportunidades", diz Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular, que realizou a pesquisa usando dados do IBGE.

Subida - O rendimento médio individual das domésticas subiu 43,5% entre 2002 e 2011, já descontada a inflação. Enquanto isso, o ganho médio do brasileiro aumentou 25%. Outro motivo para esse crescimento acima da média nacional foi a valorização do salário mínimo. "O impacto na categoria é grande", diz o economista Claudio Dedecca, da Unicamp.

Ainda quanto à redução da oferta dessa mão de obra, o Data Popular destaca que ela veio com o aumento na escolaridade. Quase dobrou o número de trabalhadoras que chegaram ao ensino médio em nove anos. Com estudo, elas podem buscar outras fontes de renda. Hoje, 23% tem ensino médio e 1,3% tem curso superior, frente a 12,7% e 0,7% em 2002, diz o estudo.

"As mais jovens, que conseguiram estudar, estão indo atrás de outras oportunidades. A maioria não quer trabalhar como doméstica", afirma a presidente da Federação Nacional dos Domésticos, Creuza Maria Oliveira.

Fonte: Agência Sindical

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.