Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Pimentel apoia financiamento do BNDES para fusão do Carrefour com Pão de Açúcar

Para o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, a fusão entre a rede de supermercados brasileira Pão de Açúcar e a multinacional francesa Carrefour não deve causar prejuízos à concorrência no setor de varejo. Pimentel ainda criticou os bancos nacionais que, segundo ele, não investem no país. Por isso, apoia a participação do BNDES na operação.

Segundo o ministro, se confirmada a fusão, as duas empresas teriam menos de 30% do mercado de varejo de alimentos no país. “Quem analisa isso não somos nós, é o Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica], mas, pelos dados do setor, mesmo que a fusão se concretize, isso vai concentrar 26%, 27% no máximo, do varejo de alimentos do Brasil. É muito pouco e não acho grande risco à concorrência”, disse Pimetel após participar de audiência pública na Câmara dos Deputados.

Sobre a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) na operação, Pimentel disse que, se vier a ocorrer, com recursos em torno de R$ 4 bilhões, deve ser na forma de compra de ações e não de empréstimo direto. O ministro ressaltou que a possível participação do BNDES na operação só ocorrerá por causa da falta de interesse do setor privado em financiar esse tipo de operação.“Isso tudo seria resolvido se o setor financeiro privado do Brasil fizesse o seu papel, que é financiar a indústria nacional”.

Fonte: Agência Brasil

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.