Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Produção industrial cresce 1,3% em maio e atinge patamar recorde

A produção industrial brasileira cresceu 1,3% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, segundo divulgou há pouco o IBGE. O resultado ficou dentro das expectativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que estimavam desde uma variação zero a uma expansão de 1,80%, e acima da mediana projetada, de 0,90%.

O avanço de 1,3% na produção industrial fez o setor alcançar o maior patamar desde o início da série histórica, que teve início em 1991. "O patamar superou o resultado de março, que detinha o recorde de produção", disse o gerente da Coordenação da Indústria do IBGE, Andre Macedo.

Na comparação com maio de 2010, a produção subiu 2,7%. Nesta comparação, as estimativas variavam de uma alta de 0,50% a 3,45%, com mediana de 2,40%.

Até maio, a produção da indústria acumula altas de 1,8% no ano e de 4,5% nos últimos 12 meses.

A média móvel trimestral da produção industrial brasileira ficou em 0,2% no trimestre terminado em maio, comparativamente com o trimestre encerrado em abril. Segundo o IBGE, "o índice de média móvel trimestral permaneceu apontando expansão pelo quarto mês seguido, mas com claro movimento de redução no ritmo de crescimento nos últimos três meses".

Revisão

O IBGE revisou a produção industrial de abril, na comparação com março, de queda de 2,1% para recuo menor, de 1,2%. "Essa revisão ocorre pela própria entrada do mês de maio na série histórica. Há um recálculo natural", disse Macedo.

Fonte: Estadão

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.