Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

IPC de Curitiba sobe 0,15% na primeira prévia de julho

A primeira prévia do Índice de Preços ao Consumidor do mês de julho apresentou variação de 0,15%. Os grupos que mais contribuíram para esse resultado foram habitação (alta de 0,33%), artigos de residência (+0,51%) e despesas pessoais (+0,90%). Esses grupos são os que têm maior participação para a composição do índice de inflação.

Os itens que apresentaram maiores altas foram excursão turística (17,42%), automóvel de passeio e utilitário usado (0,96%), aluguel de moradia (0,63%), lanche (4,83%) e almoço e jantar - refeição - (0,89%).

No grupo de artigos de residência, os ítens que mais subiram foram carpê (7,25%) e filmadora (6,91%). No grupo de despesas pessoais, as maiores altas foram de excursão turística, cursos de idiomas (0,02%), casas noturnas (0,03%) e empregada doméstica (0,02%).

Em percentual, o grupo que teve o maior aumento foi vestuário com alta de 1,12%, por conta da demanda maior por roupas de inverno. Os itens que mais subiram foram tênis adulto (4,4%) e tênis infantil (5,54%).

Por outro lado, houve queda em gasolina (4,41%), passagem de aviação (11,60%), disco laser - CD (8,44%), leite pasteurizado (2,39%) e batata-inglesa (11,48%).

Em junho, o IPC fechou com queda de 0,02%. O pesquisador do Núcleo de Pesquisas Periódicas do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Marcelo Antonio, acredita que julho pode fechar com uma ligeira alta em função de uma pressão maior dos artigos de residência.

Os dados foram divulgados pelo Ipardes ontem. O índice analisa a inflação para famílias que têm renda de um a 40 salários mínimos. O resultado divulgado ontem é referente aos últimos 30 dias, terminados em 8 de julho.

Fonte: Folha de Londrina

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.