Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Ministro diz que Dilma não vetará reajuste para os aposentados

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse nesta sexta-feira, no congresso nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), que a presidente Dilma Rousseff (PT) provavelmente não vetará emenda feita a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012 que insere o reajuste real para aposentados e pensionistas como uma das prioridades para o próximo ano.

A mudança na LDO, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e aprovada no Congresso na quarta-feira, estabelece para a revisão anual dos aposentados e pensionistas que recebem mais do que um salário mínimo, os mesmos critérios de reajuste do que os que recebem o piso - de reposição inflacionária mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás.

Segundo Carvalho, há possibilidade do texto ser mantido porque a LDO é uma lei autorizativa - ou seja, permite, e não obriga, o governo a executá-la. "Teremos que, ao longo do próximo ano, avaliar a situação econômica do país para ver qual é a folga no orçamento que temos para fazer um reajuste acima da inflação", afirmou o ministro petista, lembrando do cenário externo, em que Estados Unidos e Europa encontram dificuldades para pagarem suas dívidas.

O ministro reiterou que o Planalto mantém o diálogo com as centrais sindicais para tratar de melhorias para os aposentados. "O governo, obviamente, fará todo o esforço que puder nesse assunto, mas também não fará nenhum gesto de irresponsabilidade fiscal. O mais importante é evitar a volta da inflação, que tem um efeito corrosivo sobre os salários", afirmou.

Fonte: Valor

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.