Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Elevação dos juros para 12,5% provoca polêmica e apostas

O comunicado divulgado na última quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, justificando a alta dos juros básicos (Selic) para 12,25% ao ano continua gerando polêmica. Tem gente que continua vendo possibilidade de nova alta dos juros. Outros, apostam que o ciclo de elevações acabou.

O Banco Fator avaliou que o Copom possa elevar a Selic em agosto. O comunicado do Copom continha algumas alterações em relação ao anterior e foi lido pela maioria das instituições consultadas de que o ciclo de aperto monetário pode ter chegado ao fim. O documento suprimiu a expressão ''ajuste por tempo suficientemente prolongado'', o que indicaria, para muitos, o fim das altas. Contudo, deixou a porta aberta para uma reação da autoridade monetária caso ocorra alguma deterioração adicional dos indicadores que forem saindo de agora até 31 de agosto, quando o Copom se reunirá outra vez. Em relatório distribuído aos clientes ontem, o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco Lima Gonçalves, informou ver a possibilidade de a Selic ser elevada, pelo menos mais uma vez, na reunião de agosto.

Mas, para o economista da Gradual Investimentos, André Perfeito, o comunicado foi tão curto que acomoda qualquer interpretação. ''O Banco Central resolveu não se comprometer com nenhuma leitura possível do atual momento'', afirmou. Fim do ciclo

Para a equipe de economistas da MCM Consultores Associados, a mudança no comunicado em relação aos anteriores ''indica que aumentou a probabilidade de o atual ciclo de aumento da Selic ter se encerrado nesta reunião''. O texto pós-decisão do Copom trouxe: ''Avaliando o cenário prospectivo e o balanço de riscos para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, neste momento, elevar a taxa Selic para 12,50% a.a., sem viés''.

Fonte: Folha Web

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.