Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Mineiros albaneses iniciam greve de fome a mil metros de profundidade

Dezenas de mineiros da Bulqize, a maior mina da Albânia, iniciaram nesta segunda-feira uma greve de fome a mil metros de profundidade, em protesto contra os baixos salários e as deploráveis condições de trabalho.

"Iniciamos uma greve de fome porque nossos problemas não foram resolvidos", disse à Agência Efe Bahri Bajraktari, um dos mineiros.

A greve de fome tem início depois de 20 dias de interrupções no trabalho e protestos diante da sede do Governo em Tirana.

Os trabalhadores pedem um aumento de 20% nos salários, a redução de 60 para 50 anos da idade de aposentadoria; a melhora das condições de trabalho; assistência médica, e a realização dos investimentos prometidas na mina.

"Fazemos a greve para que o Governo venha ver que trabalhamos como na Idade Média (...), arriscando nossas vida", disse à Efe Sabri Kurti, outro mineiro.

Os dirigentes da concessionária que administra a mina solicitaram o reinício dos trabalhos e prometeram um aumento salarial de 10%, oferta que foi rejeitada pelos mineiros.

Desde que a democracia foi instaurada na Albânia, há 20 anos, 15 mineiros já morreram e dezenas ficaram feridos na mina de Bulqize.

Fonte: EFE

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.