Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Gabrielli: País será autossuficiente em derivados de petróleo em 2020

Com a construção de quatro novas refinarias nesta década, o Brasil deve se tornar autossuficiente em derivados de petróleo até 2020, afirmou nesta quarta-feira (17) o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli. "Em 2015 seremos autossuficientes na maioria dos produtos, e em 2020 seremos em todos", disse o executivo, em audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

Gabrielli explicou que o País já tem autossuficiência em petróleo, porque produz 2,1 milhões de barris por dia e utiliza 1,8 milhão de barris. "Mas o governo nunca disse que o Brasil era autossuficiente em derivados. E não é porque há 20 anos não se faz refinarias", completou.

Equipamentos

O presidente da Petrobras afirmou nesta quarta que todos os equipamentos que devem entrar em operação até 2013 já foram contratados e estão em construção. "Agora estamos na fase de contratar 2014 e 2015", acrescentou.

O executivo destacou, porém, que é preciso um esforço para aumentar a capacidade nacional em fornecer turbomáquinas, estruturas e sistemas navais, tubulações e válvulas e equipamentos de telecomunicações.

Em relação à concentração de investimentos da companhia na região Sudeste e, em menor grau, no Nordeste, Gabrielli argumentou que o fato se deve a questões naturais e de mercado. "Isso foi decidido a 120 milhões de anos, quando foi formado o petróleo na costa brasileira. Onde tem petróleo tem petróleo e onde tem mercado tem mercado", acrescentou.

No entanto, avaliou, é possível descentralizar o fornecimento dos equipamentos para a exploração de petróleo, espalhando as indústrias nos diversos Estados no País. "O grande desafio hoje é acabar com gargalos e fazer a cadeia de fornecedores crescer", completou.

Por outro lado, Gabrielli considerou que boa parte dos fornecedores terá dificuldade em obter mão de obra qualificada suficientemente para atender à demanda de investimentos da companhia. Segundo a Petrobras, 78.402 profissionais já foram qualificados desde o início do ano passado, mas a necessidade de recursos humanos chega a 212.638 trabalhadores até 2014.

Royalties

Enquanto o embate pela divisão dos royalties do petróleo parece longe de uma solução no Congresso, Gabrielli apresentou dados que mostram a participação da companhia nas receitas dos Estados. "A Petrobras representa mais de 13% da arrecadação de todos os Estados, à exceção de São Paulo", afirmou o executivo. Considerando recursos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), royalties e participações especiais, a participação da companhia na arrecadação paulista é de 7,7%.

Fonte: Gazeta Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.