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Carros importados somem das revendas

A corrida de consumidores às concessionárias de modelos importados atrás das últimas unidades antes do aumento do IPI esgotou o estoque de algumas delas. Desde o anúncio da medida que elevou o imposto para carros estrangeiros em 30 pontos porcentuais a maioria das importadoras presentes no País deixou de faturar novos veículos.

Das 15 revendas consultadas pela reportagem das marcas mais vendidas sem fábrica no Brasil (BMW, Chery, Effa, Hyundai, Jac e Kia), as quatro desta última são as mais afetadas pela falta de produtos.

Na Autostar, da zona sul, por exemplo, não há mais Picanto, Cerato e Sportage. "Restaram apenas alguns Soul", disse um vendedor. Na Comart, no centro, há apenas um Cerato no estoque. "Houve uma enorme procura e não havia como atender. Não sabemos quando os carros voltarão a ser entregues e por qual preço", desabafou um concessionário da loja.

A questão foi agravada pelo avanço das vendas da Kia no País, que somaram 9.054 unidades em setembro, uma alta de 32,9% ante agosto. A média mensal de emplacamentos no acumulado do ano é de 6,5 mil veículos.

Por meio de nota a empresa informa que tem 4.200 veículos em estoque no País, que serão vendidos pela tabela antiga. Para o próximo faturamento, que está previsto para ocorrer na semana que vem, haverá reajustes.

Segundo o presidente da associação dos distribuidores Kia, Rubens Carvalho, a marca está procurando uma solução que atenda tanto a rede quanto a importadora e a fabricante.

Também faltam produtos em autorizadas da BMW e Hyundai. Na loja da marca alemã na Vila Mariana, zona sul, há apenas duas unidades do X1, modelo mais vendido da empresa.

Nas revendas Hyundai, o recém-lançado Veloster está praticamente esgotado. "Das 1600 unidades que vieram, há apenas 60 para a cidade de São Paulo", disse um vendedor da autorizada do Ipiranga, na zona sul. "Não temos nenhum e quem quiser terá que espera 30 dias." Das chinesas Chery, Effa e Jac ainda há bom estoque nas lojas.

Preços. Das importadoras consultadas, apenas a Hyundai já pratica tabela com o aumento do IPI, segundo os concessionários. O hatch Veloster, que teve a pré-venda iniciada em agosto por R$ 70.400 (com teto solar e rodas de 18 polegadas), tem agora tabela inicial de R$ 82.990 nas concessionárias de Interlagos e do Ipiranga, ambas na zona sul.

Nesta terça-feira, 4, a Porsche divulgou nova tabela de preços de seus modelos no País. O aumento médio foi de 19%. Com a alta, o Boxster, carro de entrada da fabricante alemã, passou a R$ 319 mil, um acréscimo de R$ 50 mil ante o valor da lista anterior.

O modelo mais caro marca à venda no País é o Panamera Turbo S, versão com motor V8 de 550 cv. De R$ 949 mil, a tabela subiu para R$ 1,115 milhão.

Deixaram de ser vendidos o Cayman R, versão esportiva do cupê, e a linha 911 Carrera - estão sas lojas apenas as versões Turbo e Turbo Cabriolet. A Audi foi a primeira a anunciar reajustes por conta do novo IPI. Toda a linha 2012 terá alta de 10% na tabela. Com o aumento, o A1, carro mais barato da marca no País, custa agora R$ 98.890. No caso da linha 2011, a tabela é de R$ 89.900.COLABOROU: BELISA FRANGIONE

Fonte: Estadão

Desenvolvido por Agência Confraria

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