Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

China e Brasil fazem engrenagem começar a girar

É sempre arriscado comentar as discussões ainda em andamento em COPs climáticas, já que tudo pode mudar nas longas horas de debates. Mas o clima em Durban sugere que está a caminho um pacote de decisões importante.

O comentário é de Tasso Azevedo e publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, 09-12-2011.

As duas principais decisões, interligadas, seriam a confirmação de um novo período de compromisso para o Protocolo de Kyoto e o estabelecimento de um processo negocial para que até meados da década seja estabelecido um novo acordo com obrigações e metas para todos os países a partir de 2020.

As emissões do planeta estão subindo e superam 50 gigatoneladas de gases-estufa por ano. A maior parte das emissões já vem dos países em desenvolvimento e o atual arranjo que obriga apenas parte dos desenvolvidos a reduzir emissões (os signatários do Protocolo de Kyoto) não nos permitirá reduzir as emissões em 80% até 2050, como sugere o Painel do Clima da ONU.

Até agora, a resistência de China, Brasil e Índia de aceitarem iniciar um acordo com obrigações para todas as partes em relação à redução das emissões vinha sendo um entrave para que países desenvolvidos aceitassem um novo compromisso no protocolo. Por isso, a sinalização dada pela China, no início da semana, e pelo Brasil, ontem, de aceitar trabalhar em um novo acordo com compromissos já em 2020, está permitindo que toda a engrenagem comece a girar. Outras decisões serão tomadas na esteira do caminho aberto por essas duas, como o estabelecimento do Fundo Verde Climático, um programa de adaptação de mudanças climáticas, entre outros.

Tudo isso deveria ser o resultado da COP-15, em Copenhague, há dois anos. Agora, é recuperar o tempo perdido.

Fonte: IHU Unisinos

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.